Aplicativo mobile para Agenda Escolar

 

Organize os compromisso de sua sala diretamente no seu dispositivo Android com o app desenvolvido pelas alunas do ETIM. faça o download gratuito no Google Play – Clique Aqui.

 

 

ANA CAROLINA FERRI BALDASSO (ETIM Informática)
ANA GABRIELE FRANCISCO (ETIM Informática)
CAMILA MACHADO (ETIM Informática)
ORIENTADOR: Prof. ANDERSON LUIZ DE OLIVEIRA
DATA: NOV/2014

Trabalho apresentado no 3º Congresso PeopleNet in Education em 05-12-2014. Aguardando publicação na revista cientifica da Faculdades Integradas Rio Branco.

Full Paper: http://informatica.etecarmine.com.br/public.php?service=files&t=202edd14c15aa8d78301f8f543210082

 

RESUMO

O projeto relatado é resultado da observação e necessidade de uma gestão de calendários de uma escola técnica. Em uma grade de várias disciplinas eram definidas diversas datas de avaliações, projetos e outras atividades pelo corpo docente. O problema que motivou o trabalho foi à observação de que um professor x desconhecia as datas de atividades que o professor y já havia agendado de modo a causar conflitos e acúmulos de atividades, consequentemente havia dificuldades dos alunos em se organizarem e criarem um cronograma eficiente de estudos. Deste modo, foi identificado que a situação possivelmente poderia ser resolvida com a organização de tais dados para que todos os envolvidos tivessem acesso rápido e facilitado à datas e cronogramas escolares. Assim surgiu a proposta da criação de um aplicativo mobile que funciona como uma agenda digital que pode ser acompanhada através de um smartphone com Android® ou via Facebook®. Nele são inseridos periodicamente as informações pertinentes que os estudantes necessitam para se organizarem com o intuito de melhorar o seu desenvolvimento. Esse aplicativo foi disponibilizado para todas as turmas dos cursos de Ensino Médio e Técnico Integrado ao Ensino Médio para os quais foi realizada uma pesquisa onde foi constatado que 99,7% dos alunos afirmaram que o aplicativo auxiliava na comunicação entre os alunos e professores. Com estas informações, o trabalho demonstra que a organização da comunicação no âmbito escolar auxiliou no processo de onde antes não havia uma gestão de informação adequada ou bem definida. Como resultado, esse aplicativo proporcionou com que todos os alunos acompanhassem de forma mais dinâmica as datas definidas pelos professores resultando imediatamente em uma notável melhora na organização pessoal da comunidade escolar e gradativa melhora nas menções provenientes de tais atividades. O aplicativo proporcionou também um melhor acompanhamento por parte dos pais diante das atividades e também da Coordenação do curso e Coordenação Pedagógica. A metodologia empregada pode ser reutilizada por qualquer outra instituição que tenha o mesmo problema ou que queira se atualizar em ferramentas e metodologias de TICs com o diferencial de ter custo zero e rápida implementação. Palavras Chave: Organização, comunicação, informatização.

 

ABSTRACT

The project reported is the result of observation and need for managing calendars of a technical school. In a grid of various disciplines were set several dates of assessments, projects and other activities by the faculty. The problem that motivated the work was the observation that a professor x did not know the dates of activities that professor y had already scheduled in such a way as to cause conflicts and activities, consequently accumulations had difficulties in students to organize themselves and create an efficient schedule of studies. Thus, it was identified that the situation could possibly be resolved with the Organization of such data so that everyone involved had quick access and facilitated the dates and school schedules. Thus arose the proposal of setting up a mobile application that functions as a digital book which may be accompanied by a smartphone with Android ® or via Facebook®. On it are periodically inserted relevant information that students need to get organized in order to improve its development. This application was made available to every class of the high school and technical courses integrated into high school for which a search was held where it was found that 99.7% of students stated that the application helped in communication between students and teachers. With this information, the work demonstrates that the Organization of communication within school assisted in the process where before there was a proper information management or well defined. As a result, this application provided with all students accompany of more dynamic dates defined by the teachers resulting immediately in a remarkable improvement in personal school community organization and gradual improvement in endorsements from such activities. The application also provided better monitoring by parents on the activities and also the coordination of the course and pedagogical coordination. The methodology employed can be reused by any other institution that has the same problem or you want to update in TIC tools and methodologies with the difference of having zero cost and rapid implementation. Keywords: Organization, communication, computerization.